Em setembro de 2021, o teatro voltou a acontecer para a Trupe Ave Lola de Teatro e seu público. Desta vez a novidade foi a peça “Manaós – uma saga de luz e sombra” acessível com Audiodescrição (AD), realizada nos dias 25 e 26. A Tic Tag Comunicação e Educação Acessíveis foi contratada para coordenar a equipe de audiodescrição. O roteiro de AD foi realizado por Brisa Teixeira, com consultoria de Rafael Braz. Já a narração ao vivo e gravada foi de Raquel Carissimi.
Clique no link a seguir para conferir o trabalho da equipe de Audiodescrição:
https://www.youtube.com/watch?v=hhWscRQGXQ8
O público com deficiência auditiva também foi contemplado com a interpretação em Libras por Jonatas Medeiros, do Fluindo Libras.
O espetáculo teatral “Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra” dá continuidade à pesquisa poética da Trupe Ave Lola, que dessa vez se aventura na linguagem do melodrama trazendo como referência uma das formas mais populares do teatro brasileiro. A história acontece na época áurea do ciclo da borracha, em Manaus de 1911. Três mulheres de povos distintos, trazidas pelo destino, encontram-se e são desafiadas a enfrentar os medos e as ameaças de uma dura realidade. A obra teve como disparadores o conto “Pequena-abelha e Árvore-alta”, da escritora acreana Jamilssa Melo, além de beber formalmente no universo fantástico proposto na obra de Hayao Miyazaki.