Blog

Expocine - Imagem de uma sala de cinema com os equipamentos da Riole acessíveis para pessoas com deficiência visual e auditiva
30 set, 2019

Expocine apresenta acessibilidade nos cinemas

Inicia amanhã, dia 1º de outubro, e prossegue até sexta (4), a 6ª edição da Expocine, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. Entre as novidades está o kit cinema, que permite a pessoas com deficiência visual e auditiva se divertirem em uma sessão de cinema, recebendo todas as informações para o entendimento do filme e trazendo acessibilidade às telonas. A tecnologia é desenvolvida pela Riole, empresa paranaense fundada em 1982, que também é patrocinadora do maior evento do segmento na América Latina e segundo maior no mundo.

O kit cinema promete chamar a atenção do setor de quem passar pelo stand da Riole. Na oportunidade eles apresentarão sua mais recente inovação: o ProAccess – Sistema de Acessibilidade para Cinemas. Para as pessoas com deficiência auditiva, o equipamento tem uma tela pela qual é transmitida a tradução em LIBRAS do filme. Já para as pessoas com deficiência visual, por meio de fones de ouvido, é possível ouvir a audiodescrição do filme.

“É muito gratificante ver a alegria dessas pessoas poderem participar de uma sessão de cinema com toda a autonomia que precisam. Muitas delas, jamais tinha ido a uma sala de cinema e queremos aumentar ainda mais esse público com a demonstração dos nossos produtos na Expocine”, explica Cristiane Moro, diretora da Riole à frente do projeto.

Vale lembrar que o Brasil tem cerca de 3 mil salas de cinema e, até o dia 1º de janeiro de 2020, todas as de grande porte deverão estar equipadas com ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva, beneficiando um público-alvo estimado, segundo dados do IBGE, em torno de 10 milhões (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, sancionada em 2015).

Entre em contato

Prestação de serviços na área de acessibilidade para pessoas com deficiência visual Audiodescrição (AD) e Legendagem para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Assessoria e Consultoria Editorial (preparação de originais, revisão crítica e ortográfica, ISBN, ficha catalográfica e direitos autorais). Assessoria de Imprensa na área editorial, educacional e gastronômica. Atualização de redes sociais.