De 24 a 27 de outubro acontecerá o V Encontro Nacional de Mulheres Cegas e com Baixa Visão (MBMC), em Curitiba. Com o tema “Trabalho e Empregabilidade”, mais de 60 mulheres com deficiência visual estarão reunidas discutindo questões importantes para a inclusão deste público. O evento será realizado na Uninter, na Rua XV de Novembro.
A ideia do evento surgiu a partir do momento em que se percebeu a ausência da discussão de gênero. Por esse motivo um dos objetivos é o de contribuir para o empoderamento e autonomia das mulheres cegas e com baixa visão. Para este ano a discussão gira em torno da empregabilidade como acesso e direito a plena cidadania.
O evento em Curitiba, tem a coordenação de Leila Lima/PR, Politologa pela Uninter, profissional da área de saúde, ativista de movimento social MOHAN, Conselheira -Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Integrante da coordenação UBM- Pr, pesquisadora, coordenação executiva comunicação MBMC, mulher com baixa visão.
Entre os temas abordados, a advogada Valéria Siqueira, responsável pelo Centro de Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência da OAB Paraná, vai falar sobre a discriminação que existe na hora de contratar pessoas com deficiência. “Vou levar dados estatísticos sobre a participação da mulher no mercado formal de trabalho e também indicar o que pode ser feito para facilitar sua contratação, começando pelo currículo e passando pela capacitação. O centro do debate será sobre fatores que geram a exclusão das pessoas com deficiência do mercado de trabalho e sobre os recursos que podem ser empregados para derrubar essas barreiras”, afirma a advogada.
Sobre o MBMC
Foi em 2015 que ocorreu o I Primeiro Encontro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão, em Terezinha/PI. Nesse encontro decidiu-se que seria um movimento nacional, mas que atendesse as necessidades e demandas regionais. Sendo assim, a ideia é que cada sua cidade crie uma identidade local, para que o movimento se interiorize sem ter a intenção de competir com associações e movimentos de cegos.
O maior foco, portanto, é a afirmação da identidade, o autoreconhecimento, tanto da família como da sociedade, sobre o fato de que todas as mulheres cegas e com baixa visão são pessoas que têm direitos, que pode exercer sua cidadania e sua profissão independentemente da deficiência.
Dúvidas e inscrições:
E-mail inscricaombmc@gmail.com
#Descriçaodaimagem #Pracegover #Paratodasetodosverem Anúncio do V ENCONTRO, no canto superior esquerdo a logo (Flor em preto e branco com as pétalas em formato de olhos). No centro o texto: V ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES CEGAS E COM BAIXA VISÃO – MBMC. De 24 a 27 de Outubro de 2019 Local: Uninter Campus Garcez ( Praça Osório – Centro). Fonte cor preta, de fundo com pouca opacidade o Museu Oscar Niemeyer conhecido como Museu do Olho devido a semelhança arquitetonica com o formato de um olho. No canto superior direito e inferior esquerdo está disposto a logo (cor branca e fundo preto) do MBMC, como uma estampa ( padrão de repetição). Fim da descrição.
Confira a programação
24/10
14h
Abertura com apresentação Cultural
14h40 às 15h
Composição de mesa: representantes da Executiva Nacional do MBMC, representantes das instituições e empresas parceiras, autoridades e convidados.
15h às 17h
Mesa 1: Palestra magna e debate – O Trabalho como direito das pessoas com deficiência e o acesso das mulheres cegas e com baixa visão a esse direito. Palestrante: Ivone Santana/SP. Mediação: Gislana Monte Vale/CE
18h às 19h
Atividade 1: Lançamento e noite de autógrafo do livro “Muito Além da Visão – Narrativas de pessoas com deficiência Visual”
25/10
8h15 às 10h20
Mesa 2: Conhecendo O Sistema de Cotas, a Legislação e Caminhos para o Trabalho, seguida de debate. Palestrantes: Priscila Selares/MA, Berenice Lessa e Valéria Siqueira PR. Com mediação de Rita Luz/MS
10h50 às 12h30
Mesa 3 – As instituições de Formação Profissional e as atividades de preparação para o trabalho voltadas para as pessoas com deficiência. Na sequência debate. Palestrantes: Representantes do Sistema “S”. Mediação de Kelly Araújo/ MA e Rita Guaraná/PE
14h às 17h30
Atividade 2: Visita ao Grupo Boticário considerando conhecer processos relativos ao trabalho formal características e inclusão de mulheres com deficiência visual com a coordenação de Leila Lima/PR e Josiane França/RS
18h
Atividade 3: Exposição com Audiodescrição. Homenagem a Dra. Moema Espínola Araújo, médica ilustre, formada pela Universidade Federal do Paraná, mãe, poeta, ativista dos direitos das pessoas com deficiência, mulher cega, símbolo da luta das mulheres cegas e com baixa visão presentes no V Encontro nacional do MBMC.
26/10
8h às 9h
Mesa 4: A Mulher com Deficiência Visual e o Trabalho: Do Capacitismo a Superação de que lugar falamos? Palestrante: Camila Alves/RJ e mediação de Wanda Silva/RJ , Priscila Dantas/BA
9h30 às 12h
Mesa 5: Roda de conversa sobre as diversas formas de trabalho das mulheres com deficiência visual. Coordenação: Olivia von der Weid
13h40 às 17h30
Atividade 4: City-tour pelos pontos turísticos de Curitiba com recursos de audiodescrição. Coordenação: Leila Lima/PR Equipe local/PR
18h
Atividade 5: Sarau de confraternização e reconhecimento da Cultura local Espaço Cine Passeio complexo Cultural com cinema e café Coordenação: Leila Lima/PR, Josiane França/RS e Denise Santos/PI.
27/10
8h30 às 13h
Atividade 6: Assembleia de líderes do MBMC Local: Casa da Mulher Brasileira Coordenação: Cristina Gonçalves/BA
13h30
Almoço de Encerramento
Fonte: OAB/PR e divulgação MBMC