Ler e Pensar está presente em 493 escolas
Programa Ler e Pensar está presente em 493 escolas do Paraná.
Notícia boa que recebi neste último fim de semana. O Ler e Pensar (Programa de mídia-educação da Gazeta do Povo/Instituto GRPCom)  que é o meu estudo de caso no mestrado em Educação, na UFSC – recebeu mais um reconhecimento internacional para o seu currículo. Desta vez foi com o Prêmio Mundial de Jovem Leitor, concedido pela Associação Mundial de Jornais (World Association of Newspapers, WAN).
Leia matéria completa aqui
Em 2011, a mesma instituição já havia premiado o Ler e Pensar como vencedor na categoria Newspapers in Education, que reconhece projetos de destaque no uso do jornal em sala de aula. Este ano, o projeto foi contemplado na categoria Enduring Excellence, cujo foco são ações de maior durabilidade, afinal já são 15 anos de história. Hoje, o projeto está em 493 escolas – a maioria da rede pública –, de 58 municípios paranaenses, atingindo mais de 100 mil estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental até o 3.º ano do Ensino Médio.
Outros destaques do Ler e Pensar E o reconhecimento não para por aí. Em 2012, o Ler e Pensar foi apresentado para o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em Brasília, por ser considerado exemplo de um projeto bem-sucedido e referência no Programa de Jornal e Educação para a ANJ – Associação Nacional de Jornais. Recebeu também a Menção Honrosa José Mindlin, do Prêmio VIVALEITURA, que é uma iniciativa do Ministério da Cultura, Ministério da Educação e da Biblioteca Nacional para reconhecer as melhores iniciativas de promoção da leitura no país.
Missão do Ler e Pensar O projeto Ler e Pensar foi desenvolvido no ano de 1999 com a missão de contribuir para a melhoria dos índices de leitura e interpretação de textos utilizando seu principal produto, o jornal. Foi criado para suprir a demanda por projetos de incentivo à leitura, justificado pelos índices alarmantes das avaliações nacionais e regionais no que se refere à leitura, interpretação e produção de textos e raciocínio lógico.
Para saber mais
SITE – Instrituto GRPCom
Confira o Ler e Pensa no Facebook
BLOG – Conheça o Educação & Mídia
Informações do post: editada a partir da notícia da Gazeta do Povo
Publicado em 24/09/2014 | por BRUNA KOMARCHESQUI
Foto: Aniele Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *