Os conflitos, no dia a dia, volta e meia aparecem seja em casa ou no trabalho, e não é algo fácil de lidar. Se expressar de forma autêntica, em que as palavras, em vez de gerarem mais conflitos, ajudem a solucioná-los foi o caminho encontrado por Andréia Beraldo, que conduziu com muita empatia o tema “Falando a real”, no segundo dia do Festival Hub Escola, que teve início esta semana, no Impact Hub.
Andréia é coordenadora de Metodologia e Impacto na Quíron Educação para o Protagonismo e atua há mais de dez anos com educação em instituições de ensino e entidades filantrópicas. Ela é coautora do projeto Articula, cujo processo se baseou especialmente no método de Design Centrado no Ser Humano, e cujo resultado foi a criação de uma tecnologia social capaz de articular o desenvolvimento local.
Por meio de exercícios e dinâmicas, Andréia fez os participantes vivenciarem situações práticas de conflito, aliadas às teorias mais recentes de educação e negociação como a  “Comunicação Não Violenta” e “comunicação assertiva”. Durante os exercícios, foi possível distinguir a diferença entre julgamento e observação e fez os participantes refletirem o quanto nossas palavras e ações são julgamentos e pré-conceitos, além de mostrar que um novo olhar pode mudar nossa maneira de se comunicar e se relacionar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *