Livro_everton
Ontem, 5 de setembro de 2016, em São Paulo, durante o Intercom – Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – foi o dia de Everton Renaud fazer o pré-lançamento do livro “Mídia e Escola – um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula”. Tive o prazer e o desafio de fazer a preparação do original, revisão ortográfica, revisão gral e escolha da capa, partindo da dissertação de mestrado do autor.
Com apresentação de Rosa Maria Cardoso Dalla Costa e prefácio de Guillermo Orozco Gómez (com Everton, na foto acima), o livro é resultado de um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula sob a perspectiva da teoria das mediações. A obra foi realizada no contexto do projeto de comunicação e educação “Televisando o Futuro” (Instituto GRPCOM).
A principal questão que motivou a escrita desta obra – e que irá motivar a leitura de um público direcionado para estudantes e profissionais das áreas de educação e comunicação – foi de descobrir como os alunos recebem as reportagens do telejornal quando mediados pela escola e pelo professor. Dessa forma, a interface entre comunicação e educação permitiu conhecer o contexto e as características do emissor, das audiências e das mensagens.
INTERCOM
No Intercom, que prossegue até sexta-feira, dia 9, estão sendo debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação. O evento acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *